O Agora e o Aqui

Posted on domingo, 11 maio 2008. Filed under: Bicicletas | Tags:, , |

Nesta semana em que minha irmã esteve aqui em Natal passeamos, rimos e conversamos muito. Foi bastante enriquecedor desfrutar da proximidade dela para conseguirmos entender melhor nossos problemas e procurar as nossas soluções.

Mas, além disso, andamos bastante de bicicleta.

Sou ciclista a vários anos e ela nunca mostrou interesse em andar de bicicleta. Mas depois que foi morar sozinha em Sobral a alguns meses, ela despertou para todas as vantagens que o ciclismo trás a nós mesmos e à sociedade também. Em pouco tempo já tinha comprado uma bicicleta de passeio (uma Caloi 100 Sport), passou a ir trabalhar pedalando e até entrou num grupo de ciclistas que faz trilhas, os Carcará Pedaleiros. Está pensando a sério em começar a competir.

Uma de nossas saídas me marcou em particular. Estávamos indo para o litoral sul num dia de muito sol e calor, depois de uns 25 km pedalando de frente contra o forte vento do RN, encaramos aquela
subidona antes do pórtico de Pirangi. Para mim não é uma subida demasiadamente difícil, mas eu já sou ciclista a bastante tempo. Minha irmã foi atrás me seguindo, mas eu abri distância e cheguei ao topo. Parei e me voltei para ver como ela estava, se tinha parado, se precisava de ajuda, etc.

Já pedalei com caras muito mais fortes que a Bianca e que no meio desta subida pararam sem ar, com cãibras e vendo estrelinhas. Eles lutaram contra a subida e perderam. Mas lá estava minha irmã, de capacete e luvas conhecendo a si mesma, descobrindo mais sobre seus limites e possibilidades, desenvolvendo autoconfiança, escalando a maior ladeira da vida dela, entendendo e se adaptando à subida. Fiquei verdadeiramente emocionado. Quando ela chegou ao topo nos abraçamos e ficamos juntos comemorando e desfrutando daquela ocasião especial.

Estávamos ali naquele lugar e vivendo aquele momento. Não havia nada além disso. A alegria de ter aprendido um pouco mais sobre nós mesmos, a emoção de sentir-se verdadeiramente vivo, um sentido de comunhão com o sol, o vento, a montanha e a bicicleta.

Éramos todos um só.

Rodrigo Arnoud Rodrigues

Publicado em 2006

Make a Comment

Deixe um comentário

Uma resposta to “O Agora e o Aqui”

RSS Feed for Uma Outra Viagem Comments RSS Feed

Confesso que me despertou memórias emocionantes relacionadas ao ciclismo. Belíssimo texto, Arnoud!

Graduo minha vida como um conjunto desses pequenos momentos. É uma maneira de ver as coisas, na minha opinião.

Abraço!


Where's The Comment Form?

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

