Desenvolvimento Sustentável

Posted on domingo, 19 abril 2009. Filed under: ecologia |

Algumas considerações sobre o termo que tem sido muito usado, quase como invocação de uma panacéia.

“Em suas dimensões físicas, a economia é um subsistema aberto do ecossistema terrestre, o qual é finito, não-crescente e materialmente fechado. À medida que o subsistema econômico cresce, ele incorpora uma proporção cada vez maior do ecossistema total e deve alcançar um limite a 100%, se não antes. Por isso, seu crescimento não é sustentável. O termo crescimento sustentável quando aplicado à economia é um mau oxímoro – contraditório como prosa e não evocativo como poesia.”

“Crescer significa aumentar naturalmente em tamanho pela adição de material através de assimilação ou acréscimo. Desenvolver-se significa expandir ou realizar os potenciais de; trazer gradualmente a um estado mais completo, maior ou melhor. Quando algo cresce, fica maior. Quando algo se desenvolve, torna-se diferente. O ecossistema terrestre desenvolve-se (evolui), mas não cresce. Seu subsistema, a economia, deve finalmente parar de crescer, mas pode continuar a se desenvolver.”

Note que são argumentos que relacionam um conhecimento abstrato (Economia) com o mundo real. São dois campos das ciências que, por definição, não podem se integrar. Tentar fazer um deles (a Natureza) caber dentro- ou a serviço – do outro, simplesmente não funciona.

Estas palavras não são de um “eco-chato” ou “eco-terrorista” – ou algum outro termo que usem para nos atacar. Quem fez estas afirmações foi Herman Daly, professor de economia na universidade de Maryland, nos EUA e ex economista sênior do Banco Mundial.

O Artigo completo pode ser encontrado aqui. Não é longo nem técnico demais.

Alias, é dele também o conceito de Crescimento Deseconômico, que ele sintetiza assim:

“O crescimento deseconômico ocorre quando o incremento na produção acontece com um custo em recursos e em bem-estar maior do que o dos itens produzidos.”

Estes conceitos são a base de minha visão em relação à economia e a natureza. Todo e qualquer argumentam em favor de um maior crescimento, consumo, uso na natureza, etc, deve primeiro ser analisado sob este prisma.

Fora da Ciência, o resto é ignorância, demagogia ou ideologia.

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

3 Respostas to “Desenvolvimento Sustentável”

RSS Feed for Uma Outra Viagem Comments RSS Feed

porq apesar de mtos enganos, as palavras ainda querem dizer o q dizem…

bjs

Rodrigo. Preciso falar com vc sobre Fernando de NOronha.

Me envie um e-mail: ciceratamara@hotmail.com

Veja:
1) a economia pode ser toda a ecologia, e a ecologia pode aumentar, tornar-se mais densa. Se destruíssemos metade da vida, metade da ecologia (em quantidade, peso ou o que for) seria destruída. Enfatizo: a economia pode crescer e se tornar mais do que a ecologia é hoje, se a ecologia se expandir.
2) Alan Greenspan já observou que a economia está hoje mais leve, literalmente.
3) A economia é medida em moeda corrente ou em termos reais (PIB real, PNB real), mas sempre, de qualquer forma, em moeda. Um iPod hoje é melhor, mas tem o mesmo preço de há 5 anos atrás. A economia permaneceu constante a preços correntes, ou diminuiu se descontada a inflação? Acho que não daria para dizer isso.
4) A economia é mais do que uma palavra, é uma definição (e estudo) de como a sociedade se organiza para produzir, consumir etc. Disso afirmo que não passa de uma maneira humana de organizar seu habitat e de influir sobre ele, e claro, como bem ensinaram alguns, de como o meio age sobre o homem. Se visto de um ângulo diferente, não passa de ecologia.


Where's The Comment Form?

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: